Temporada de peeling
Aproveite a queda das temperaturas para investir nesse tratamento.
A mesma eficácia com menor agressão da pele é a promessa das novas formulações de peelings, capazes de reduzir rugas, manchas, acnes, cicatrizes e, o melhor, sem recorrer ao bisturi. O tratamento retira a pele envelhecida e permite que a nova apareça. Isso melhora o envelhecimento e as marcas, define o dermatologista Valcinir Bedin. Descubra qual é o mais indicado para você.
Escolha o seu
Os peelings classificam-se em três tipos: químicos (quando há a aplicação de substâncias que provocam a descamação da pele), físicos (tratamentos que fazem lixamento da área) e eletromagnéticos (como no caso do laser). É fundamental sempre ter um diagnóstico, que deve ser feito pelo dermatologista, para indicação do tipo que será realizado, diz o dermatologista Jorge Mariz.
Embora contribua para melhorar de rugas, manchas e cicatrizes, o peeling não é capaz de combater a flacidez.
Efeitos
Após a aplicação da técnica, é normal que a pele fique avermelhada e descame, sendo que a intensidade dessas reações depende do quanto abrasivo foi o procedimento. Não existe uma contraindicação, já que há uma específica para cada pele ou problema. Contudo, se a região estiver com alguma infecção, é necessário tratá-la para depois fazer o procedimento, indica Bedin.
Regrinhas básicas
Após a realização do procedimento, é preciso seguir alguns cuidados para a recuperação da pele:
Enquanto estiver descamando, aplique filtro solar a cada duas horas.
Evite exposição ao sol durante a recuperação, pois a pele está muito sensível.
Não aplique produtos que não sejam indicados pelo seu dermatologista.
O peeling ideal para:
Pele negra
São poucos os tratamentos específicos para esse tipo de pele, com o risco de provocar manchas. No caso dos peelings, o mais indicado é o blue peel.
Pele com acne
Quando a acne está ativa, o melhor é o peeling com ácido salicílico. Ele melhora a área e serve como anti-inflamatório, destaca Bedin.
Cicatrizes de acne
O laser de CO2 é uma boa pedida, mas prefira a versão fracionada, que agride menos o rosto. A dermoabrasão também pode ser feita, pois provoca um lixamento da região e, por consequência, minimiza sensivelmente as marcas.
Pele manchada
Novamente, o laser de CO2 fracionado é o mais recomendado.
Pele com rugas
Bastante abrasivos, o peeling de fenol tradicional e a sua versão light são as melhores opções. Com uma única sessão, percebe-se um efeito rejuvenescedor impressionante. Outras alternativas são os tratamentos feitos com o laser, como o fraxel.
Pele sem brilho
A microdermoabrasão é recomendada. Trata-se de um peeling físico suave que promove a esfoliação do rosto, iluminando-o e estimulando a produção de colágeno.
Estrias
Sim, é possível suavizá-las com o peeling. Recorra à microdermoabrasão ou ao peeling de laser de CO2 fracionado no caso das marcas mais antigas. As mais novas podem ser tratadas com procedimentos à base de ácido retinóico.